Reputação (ESG e Riscos/Crises)
Reputação é a soma de percepções do stakeholder a longo prazo, resultante da sua relação (direta ou indireta) com a organização. Reputação positiva atrai investidores, funcionários, clientes etc. Reputação negativa é sempre sinônimo de perda. Já que são os stakeholders que atribuem credibilidade e reputação à organização, é fundamental que se estabeleça um diálogo (falar e ouvir) com as partes interessadas.
Essa comunicação com os stakeholders também é importante quando a empresa está focada no tema ESG. O diálogo permeia todo o processo de materialidade, que inclui o mapeamento de impactos positivos e negativos no meio ambiente, nas pessoas, na sociedade. E ainda: determina o engajamento dos públicos de relacionamento, fundamental para gestão dos temas materiais.
Construir reputação positiva é demorado, mas perdê-la pode ser rápido se os impactos e riscos mapeados se transformarem numa situação crítica. De forma geral, uma crise ocorre de repente, pode ameaçar os negócios e resultar em muitas perdas. Nesse mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo que é o de agora, não é possível prever quando e o que acontecerá, mas de forma geral, quem se preparar antes vai reagir melhor durante e pode minimizar perdas. “Não se discute mais se uma crise maior irá atingir ou não uma organização qualquer. É apenas uma questão de quando, que tipo e como”, Christine Pearson.