Comunicação Corporativa

A comunicação empresarial do século 21 não se resume à transmissão de informações da organização para os seus públicos.

Na realidade a comunicação organizacional existe independentemente da vontade das empresas, em várias direções e por vários canais. E apesar desta teia contínua de comunicação, muitos reclamam da falta dela, outros do excesso e alguns constatam que há problemas.

Nesse cenário turbulento, as empresas precisam de uma comunicação corporativa planejada que consiga captar a atenção e engajar os públicos, disseminar os negócios e alavancar os resultados. É urgente colocar a Comunicação Organizacional – e isso inclui a Comunicação Interna – no patamar estratégico.

Essa é uma das consultorias que fazemos: planejar estrategicamente a comunicação corporativa (todos os públicos) ou mesmo somente a comunicação interna (foco no funcionário, terceiros e familiares), de forma que estejam completamente atreladas aos objetivos da empresa. Em consultorias e treinamentos podemos lhe ajudar ainda em:

Comunicação para a Liderança:

A comunicação transmitida pelo gestor direto é a mais compreendida pelo colaborador e funciona melhor em 78% das vezes (Larkin Communication). E ainda: os colaboradores desenvolvem a sua percepção sobre a empresa baseando-se em: lideranças (55%), processos (30%) e veículos formais de comunicação (15%) (International Association of Business Communicators). Considerando estes dados, podemos afirmar que precisamos dos líderes para inspirar, motivar, apontar direções e para uma comunicação mais humanizada. No entanto, para cumprir o seu papel, o líder precisa estar preparado para essa comunicação face a face e ainda entender a importância da comunicação organizacional como um todo.

Gestão de crises (foco em reputação):

A facilidade de exposição (por conta da internet e das novas tecnologias) deixou todos com telhado de vidro. Com isso, o que acontecia entre as paredes da organização, hoje pode ganhar visibilidade rapidamente. E para piorar: mesmo que a mente humana esqueça rapidamente um episódio ruim, a internet mantém registrado os fatos.

Cada vez que a empresa passa por um evento crítico (acidente com funcionário, contaminação de produto, greve, desastres naturais, assalto, questões ambientais etc) ela perde algo:  tempo, funcionários, clientes, acionistas, confiança, credibilidade e, principalmente, reputação. Há todo um trabalho que pode ser feito antes de um problema grave acontecer para evitar ou minimizar impactos. Durante uma crise é hora da empresa reagir e não de planejar o que deve ser feito. Por isso é importante todo um trabalho antes.

Comunicação Interna/Endomarketing:

É possível planejar a comunicação interna e o endomarketing de forma estratégica para que possam contribuir com os objetivos do negócio. Dessa forma, deixam de ser ações pontuais (dia das mães, dia dos pais, páscoa etc) e passam a ser impulsionadores dos objetivos estratégicos da empresa. A CI e o Endo ganham vida de forma diferente, tanto em ações, como em mensuração, mostrando o seu valor para o negócio como um todo.

Formação de Agentes de Comunicação/Influencers:

Considerando que o funcionário é o porta-voz com mais credibilidade no momento dos públicos formarem opinião (leia-se percepções) a respeito de uma organização (fonte Edelman), é necessário que este porta-voz tenha informações corretas para serem replicadas em todos os seus contatos com os mais diversos públicos. No entanto, neste cenário turbulento, onde as pessoas alegam com frequência que não têm tempo, conseguir captar a atenção de alguém, tornar algo compreensível e engajar, se tornaram valiosos. Com esse trabalho é possível ter uma comunicação mais ágil, transparente e unificada, o que fortalece a imagem e reputação da empresa. 

Gestão da Mudança:

Toda mudança precisa de um plano de comunicação. As empresas que ainda optam por manter tudo em segredo (o que na realidade nunca se mantém, porque as informações vazam) perdem tempo, dinheiro e credibilidade. Uma mudança de sede, por exemplo, pode impactar a todos, principalmente os funcionários que terão que repensar a logística do seu dia-a-dia. Ter um plano de comunicação para uma mudança significa pensar estrategicamente cultura, públicos, ações. Aquisições, fusões, mudanças de programas internos, mudanças de locais de trabalho, enfim, toda mudança pode gerar um impacto positivo e contribuir para fortalecer a reputação, mas a comunicação precisa ser planejada.