O que é Reputação
- Posted by Regina Hostin
- On 7 de fevereiro de 2019
- 0 Comments
A reputação é o resultado das percepções dos múltiplos interlocutores sobre a capacidade da organização entregar as suas promessas. Essas percepções refletem o grau de estima, admiração, confiança e empatia que as pessoas sentem em relação à empresa e afetam diretamente suas decisões de comprar, recomendar, investir ou querer trabalhar nela (Reputation Institute).
Embora alguns autores utilizem os conceitos de Imagem e Reputação organizacionais como sinônimos, recentes estudos sobre reputação destacam que esta é construída ao longo dos anos e tem como base as ações e comportamentos da empresa. A imagem difere da reputação na medida em que a primeira está relacionada “às opiniões mais recentes” dos grupos de relacionamento acerca de determinada organização, ao passo que a última representa um julgamento de valor sobre suas qualidades, sendo “construída ao longo do tempo”. A reputação tem uma dimensão histórica que reflete a percepção da consistência de ação e comportamento da organização ao longo do tempo. Podemos dizer que a imagem é uma fotografia e a reputação é o filme.
A reputação é entendida como um crédito de confiança adquirido pela empresa, estando esse crédito associado a um bom nome, familiaridade, boa vontade, credibilidade e reconhecimento. Uma reputação negativa pode significar perda de market share, dificuldade de atratividade de novos talentos, perda do orgulho dos empregados, custo alto de capital e pode representar uma real ruptura entre empresa e ambiente.
Nunca se falou tanto em reputação. O que explica tanto interesse? Em um contexto de extrema competitividade, ser reconhecido como positivamente diferente (possui melhores produtos e serviços, é uma empresa socialmente responsável, possui uma liderança que tem credibilidade, dentre outros) é uma grande vantagem. A reputação é um ativo intangível extremamente valioso para as organizações, na medida em que confere a elas diferenciação perante seus concorrentes.
(Regina Hostin e Dra. Ana Luisa Almeida)
0 Comentários